top of page
Material cirúrgico
Petit Pet Site menor-04.png

Castração e Outras Cirurgias

Nossa castração ocorre de forma programada,  pois entendemos que assim como todo procedimento cirúrgico, as castrações requerem cuidados para minimizar os riscos inerentes de uma anestesia geral. A castração de cães e gatos, machos e fêmeas, com anestesia inalatória é mediante avaliação clínica prévia e de exames pré-anestésicos.

​

Por que castrar?
A castração tem várias indicações tanto para machos como para fêmeas. Para as fêmeas que não terão atividade reprodutiva (cujos tutores não tem intensão de procriar), a primeira indicação é para evitar a ocorrência do cio e de gestações indesejadas. Devemos também nos lembrar que a castração em cadelas e gatas, quando realizadas antes do primeiro cio – ou no máximo entre o primeiro e segundo cio- proporciona o controle do aparecimento dos tumores mamários (câncer de mama), que hoje é o câncer mais comum em fêmeas não castradas. Além disso, também evita que essa fêmeas tenham pseudociese (gestação psicológica), tumores de útero e ovários e infecções de útero (piometra), que acontece tanto em gatas como em cadelas não castradas.

Já para os machos, a castração tem indicação para evitar comportamentos, as vezes indesejados, de dominância e marcação de território, uma vez que os animais não castrados tendem a marcar território com urina, entrar em conflito com outros cães por domínio de território, o que, não raramente, pode levar a brigas e acidentes graves, principalmente em passeios e locais públicos. Já os gatos machos não castrados, tendem a sair à rua e também marcar território. A saída do gato à rua pode causar acidentes, atropelamentos, envenenamentos, brigas com outros gatos, além do risco de contração de doenças graves como leucemia e Aids felina. Já a marcação de território com a urina, leva a odores insuportáveis dento de uma casa ou apartamento.

​

Como a castração é realizada?
As cirurgias de castração requerem uma avaliação clínica, exames de sangue, e avaliação cardiológica prévia. A cirurgia é realizada em centro cirúrgico, com anestesia inalatória e monitorização de parâmetros vitais durante todo o procedimento. Os animais depois da cirurgia permanecem na Clínica por tempo programado, para garantir uma recuperação segura em ambiente hospitalar, e estimular o repouso necessário nessas primeiras horas. Depois disso o animal já pode ir para casa onde receberá medicação para controle de dor e cuidados pós cirúrgico, retornando ao hospital para curativos e retirada de pontos.

​

Quando realizar a cirurgia?
O Médico Veterinário indicará o melhor momento aliado à sua necessidade, sempre avaliando a idade do animal, os riscos e indicação da castração. Os Médicos Veterinários do Pet Care podem te ajudar nessa decisão que com certeza oferecerá mais saúde e longevidade ao seu pet.

bottom of page